quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Silicone nos seios x Amamentação

Oiiiee amoras lindas, bom, desde que descobri a gravidez, o fato de eu ter silicone nos seios me preocupa bastante, na verdade, quando fui colocar, conversei certinho com o médico sobre como seria na amamentação, ele me disse que não teria problema algum, poderia amamentar perfeitamente como uma mulher sem silicone, minha incisão foi por baixo do seio, então tranquilissimo, li em alguns artigos que mulheres que colocam a prótese pela aréola tem algum risco de não poderem amamentar, devido a rompimento de algum "ligamento", enfim...

Passada a dúvida sobre a amamentação veio outro medo, o de "tudo cair" rs, li também que isso é bem relativo, claro que como nossos seios vão crescer pra caramba, qdo voltar ao normal é comum que fique mais flácido e talz, mas não necessariamente que vá cair horrores a ponto de ter que trocar a prótese imediatamente, outro monstro que me assusta "estrias", isso sei que vou ter, quando coloquei a prótese já me saíram umas, nada exagerado, mas saíram... E agora como meu peito vai crescer muito, sim, porque com 2 meses de gravidez já estão aumentando dia a dia, com certeza as "temidas estrias" vão aparecer, mas sobre as estrias falo num outro post.



Texto da Internet sobre o assunto: Silicone x Amamentação
Ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, seios com silicone permitem uma amamentação tão saudável quanto aqueles que não passaram pela operação. O assunto, no entanto, é rodeado de dúvidas e, para esclarecê-las de uma vez por todas, o Minha Vidaconversou com o cirurgião plástico Sérgio Aluani, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e a pediatra Maria José Mattar, especialista em aleitamento materno.

Confira a seguir a entrevista, em que eles falam sobre tudo: as causas das temidas dores que afligem algumas mamães siliconadas na fase de amamentação, os riscos de flacidez e até os procedimentos que, eventualmente, podem ameaçar a chegada do leite até o bebê.

Os métodos de implante atuais são seguros?
Existem várias maneiras pelas quais as próteses podem ser colocadas, e a maioria delas não oferece nenhum risco - caso a cirurgia seja realizada da forma apropriada. A exceção fica por conta dos procedimentos conhecidos por periareolar e transveolar, em que o enchimento é inserido pelas aréolas dos seios. "O corte é feito nos ductos - vias por onde o leite transita. Devido à incisão, esses ductos podem ser prejudicados, dificultando a passagem do leite e, até mesmo a produção", diz o especialista. Mas Sérgio garante que as estatísticas desses incidentes são muito baixas.

Quem pretende amamentar deve evitar a cirurgia para colocar silicone?
Não. "O silicone não interfere em nada na qualidade do leite materno", afirma o médico. Além disso, as próteses ficam localizadas abaixo das glândulas mamárias e, portanto, não interferem em nada na amamentação. Pelo mesmo motivo, o bebê não sofrerá para sugar o leite do seio mais rígido, típico de quem passou pela cirurgia.

Posso colocar próteses enquanto estiver amamentando?
Não, pois o período pós-operatório demora pelo menos um mês - para fazer exercícios, a espera é maior: seis meses. E o bebê, claro, não pode ficar sem mamar. Mas se você gostou do tamanho dos seus seios nessa fase, vale fazer uma visita ao cirurgião para que ele avalie exatamente a medida das próteses a serem implantadas quando o procedimento puder ser realizado.

O material que compõe a prótese pode fazer mal ao bebê?
Atualmente, as próteses de silicone são produzidas com um tipo de gel coesivo e envoltas por uma membrana. O gel coesivo garante que, mesmo havendo o rompimento da membrana, o líquido não vai se misturar com o corpo. Além disso, por serem inseridas abaixo das glândulas mamárias, as bolsas de silicone não impedem que o bebê sugue o leite normalmente.

O silicone atrapalha a produção de leite?
De maneira alguma. "A mulher que aumentou os seios não enfrenta dificuldade nesse sentido", garante a pediatra Maria José Mattar, do Departamento de Aleitamento da Sociedade Brasileira de Pediatria. "A quantidade de leite produzido depende da freqüência da sucção realizada pela criança, assim como das mudanças hormonais ocorridas na mulher, durante a gestação", completa. Em resumo: quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir.

Próteses muito grandes podem represar o leite e provocar dores?
Sim. Mas isso normalmente só acontece quando não só o silicone é abundante, mas a quantidade de leite também. Isso porque o líquido pode ficar comprimido, problema facilmente solucionado com a retirada periódica do leite - ele pode ser armazenado, caso não seja hora do bebê mamar.

Seios com silicone sofrem com a flacidez?
Depende. "A aparência dos seios após a amamentação varia de acordo com a pré-disposição genética e o tamanho da mama, independentemente da presença das próteses", afirma o cirurgião.

Um comentário:

  1. Danny, parabéns pelo bebê que está por vir, mas tive esse mesmo medo seu. Após dois anos com silicone engravidei. Em minha primeira gravidez, eu não tinha implante e na época que fiz o implante (fiz em junho de 2007 na Montenegro Cirurgia Plástica aqui em São Paulo) não cogitava engravidar de novo, mas aconteceu e é claro que o baby foi bem vindo, apesar da surpresa. Achava que tudo seria muito diferente, inclusive na amamentação, mas pelo contrário. Foi super sossegado. Você vai levar numa boa também... hehehe. Converse bastante com sua médica e tire as dúvidas, pois nada melhor que a opinião de um profissional. Beijão.

    ResponderExcluir