sexta-feira, 26 de julho de 2013

As dores e as delícias de amamentar.

Oiii gente, que saudade do meu cantinho, tanta coisa pra contar pra vcs, mas kd o tempo?? Mas aos pouquinhos passo aqui...
Hoje quero contar como foi a amamentação do meu pequeno...
Então começando do começo... Lááááá na maternidade, logo que sai da sala de cirurgia e fui pro quarto, o Daniel já foi comigo, e a primeira coisa que as enfermeiras fizeram quando chegamos no quarto, foi coloca-lo no meu peito, foi horrível, pq eu estava deitava por causa do pós cirúrgico, não conseguia enxerga-lo direito, muito menos ver meu bico do peito pra colocar na boquinha dele, então elas me ajudaram, colocavam a aréola na boquinha dele, ele sofria pra pegar, afinal eles não sabem mamar né? na barriga não precisava de nada disso, mas enfim, ele foi pegando, aprendendo, e eu tinha bastante colostro, mas entre trancos e barrancos, de tanto ele sugar o bico do seio começou a rachar, ah, eles tbm davam, a noite, 30ml de leite artificial pra complementar.
Chegando em casa, ganhei ele na quinta e sai do hosp. no sábado, fui amamentar, gente, meu bico estava "de morte", em carne viva, mas msmo assim eu tinha que amamenta-lo, e a coisa só foi piorando, era uma dor terrível, muito pior do que a dor da cesárea...
Na segunda feira de madrugada, enquanto eu estava amamentando, ele se afogou, ai qdo puxei o bico da boquinha dele, vi que jorrava leite, sim, meu leite tinha descido naquele momento, fiquei mega feliz, me realizei de vê-lo mamando com tanta vontade, nesse estágio eu já estava quase sem bico, amamentava chorando, tentei o bico de silicone, mas ele não pegou, fazia ânsia, teve um dia que chegou a sair mto sangue, liguei pra médica e ela disse que mesmo assim eu tinha que dar o peito a ele...
Com o passar dos dias o bico foi melhorando, não sei o que foi que ajudou a melhora-lo, mas o que eu fiz:
- Peguei uma couve (aquelas de folha), passei óleo de cozinha e coloquei no bico, por cima coloquei o absorvente de seio e o sutian, gente, a couve cozinhou em minutos, diz que ajuda, sei la!
- Passava muito leite em todo bico e aréola, diz que é super cicatrizante.
- Coloquei casca de banana, ardeeeeee...
- Mas o que eu acho que realmente funcionou, foi uma pomadinha de lanolina que a médica me passou, e como essa não precisava tirar qdo ele fosse mamar, resolvi passar, e sinceramente, senti melhora imediatamente, as que tem que lavar antes do bebe mamar, eu não recomendo, pq vc ter que esfregar pra tirar a pomada, com o peito todo rachado é muitoooo dolorido.



- Cuidar a pega do bebe, sempre cuidando pra ele abocanhar bemmm a aréola, coisa que o Daniel não fez em um dos peitos, ele chegou a deformar um bico de tanto pegar errado.


- Tem gente que é contra, mas eu usei e foi maravilhosa, tanto pro bico como pro problema do empedramento, concha de amamentação, é bom porque o bico não fica em contato com o sutian, ai não dói, e tbm é ótima pq o leite vai esgotando, ajudando a não empedrar.


Passado todo esse sufoco com o bico rachado, começou outro problema, meus seios enchiam muito e ele não vencia mamar, em uma bela madrugada acordei com calafrios, quase alucinações, e quando me mexi, dorrrr de mais, meus seios tinham empedrado, o seio fica mto cheio, gigante mesmo, e duroooo, com isso o bebe não consegue abocanhar, e ai temos que esgotar com a bombinha antes de oferecer a mama ao bebe, mas uma dor de morte neh, lá fui eu pro chuveiro, água a morninha pra ajudar a soltar, bombinha na mão e comecei a esgotar, é terrível gente, dói mesmo, e toda hora tinha que fazer isso, dizem que não é bom fazer compressa de água quente pq isso estimula a produção do leite, mas como tava empedrado, era a única forma de soltar, foi o que funcionou comigo.
Uma receitinha que eu fiz e deu certo...
- Coloque água fervendo em um pote, uma colher bem cheia de sal grosso, e ai molhe uma fraldinha e coloque sobre o peito, vai massageando e fazendo a compressa, mas a água tem que esta muitoooo quente, que queima a mão, mas qdo coloca no peito vc não sente essa "quentura" toda.
Assim passei uns 5 dias e a coisa começou a melhorar, diz que nosso peito começa a entender o tanto de leite que tem que produzir de acordo com a quantidade que o bebe mama.

E enfim, depois disso tudo,  isso durou uns 15 dias +-, entre o bico rachado e o seio empedrando, veio a parte boa, aliás, a parte maravilhosa, meninas, é um momento muito lindo e especial, ver ele com aquela mãozinha linda sobre meu peito, abrindo os olhinhos, me cheirando, procurando o seio, é muito mágico, sem explicação, amamentar é o momento mais intimo, de mais cumplicidade entre mamãe e bebe, Deus me permita amamenta-lo, no mínimo, até 6 meses.


PS: Ah, lembrei agora, eu tenho prótese de silicone, quando falei isso pra pediatra, ainda no hospital, ela na hora me disse pra chegar em casa e complementar toda mamada com leite artificial, oferecer o peito, e logo depois dar o LA, clarooooo que eu não fiz isso, a prótese em nada atrapalha a produção de leite, e se eu estava com o peito jorrando de tanto leite, porque complementar com LA? E na volta ao pediatra, quando o Daniel tinha 7 dias, a boa noticia, ele tinha ganho 300 grs em uma semana, ela engoliu o que disse e retirou o tal leite artificial, que eu nunca tinha dado mesmo!

E é isso meninas, após todo o "perrengue" veio a recompensa, no próximo post veio contar sobre nosso primeiro mês.

Bjs
Mamãe!!!

4 comentários:

  1. Aaaaaai q sonhoooo...

    Nao tenho a quantidade de leite q gostaria e sou obrigada a complementar com LA... mas os momentos que ele mama sao realmente uma delicinha...

    Parabéns!!! Seu filhote ta lindooooo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Danny,

    Preciso antes de qualquer coisa te dar os meus PARABÉNS, parabéns pela determinação, pela força de vontade, por não ter desistido!!!
    Só assim a sua recompensa veio!

    bjão,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. nossa.. sofreu, hein? Q bom q ñ desistiu.... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. amiga.. pq optou pela cesaria?? ( to na duvida ainda, de qual fazer) o que pesou pra vc escolher...ou pq teria que ser mesmo??
    vc tinha medo, ou traquilo pra vc???
    detalha pra mim
    re

    ResponderExcluir